Sobre Nos

Quem somos nós?

A Fundação para a Democracia Panamericana (FDP) foi criada em 2015 por um grupo de cidadãos cubanos e cubano-americanos preocupados com a contínua opressão e violação dos direitos humanos em Cuba ea necessidade de defender e promover a democracia nas Américas. A Fundação não tem filiação política ou religiosa e colabora com agências e organizações locais e internacionais comprometidas com a democracia eo respeito aos direitos humanos.

O FDP é uma organização de caridade pública sem fins lucrativos, registrada sob a Seção 501 (c) (3) da Receita Federal dos Estados Unidos (IRS) para expandir seu alcance e efetivamente realizar a missão de promover e defender a democracia em áreas onde os cidadãos são privados de Direitos.

A Fundação é administrada por um Conselho de Administração. Além disso, a Fundação tem um conselho consultivo. Estes indivíduos juntaram-se com as respectivas redes para tomar medidas. Convidamos você a participar e nos apoiar.

Visão

As Américas se tornam uma rede de países que defendem a democracia e respeitam os direitos humanos.

Promover e defender a democracia e os direitos humanos na região pan-americana.

Objetivos

• Servir de plataforma institucional para promover campanhas pró-democracia na região
  • Promover a participação cidadã no processo eleitoral e eleição de representantes
  • Promover a conscientização sobre a necessidade de leis justas e a implementação do processo
  • Promover o Estado de Direito nos países em que está ameaçada
  • Educar e capacitar os cidadãos sobre os caminhos para a democracia

Inspiração

Nossa organização está fundamentada nos princípios básicos das liberdades individuais, da democracia e dos direitos humanos. Nós nos inspiramos em líderes mundiais como Mahatma Gandhi, Václav Havel, Aung San Suu Kyi e Lech Walesa. Todos os que corajosamente sustentaram esses princípios, levando seus países no caminho para a democracia durante os tempos difíceis. O FDP está focado na promoção desses princípios nas Américas.

O FDP apoia a Carta Democrática Interamericana da Organização de Estados Americanos (OEA), que em 2001 declarou que a democracia deveria ser a forma comum de governo para todos os países das Américas. Tal como referido no seu artigo 1º:

“Os povos das Américas têm direito à democracia, e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la.

A democracia é essencial para o desenvolvimento social, político e econômico dos povos das Américas “.

Estamos também inspirados no legado dos companheiros cubanos Ignacio Agramonte, Antonio Maceo e José Martí, patriotas que deram suas vidas lutando pela independência em Cuba. Mais recentemente, também nos sentimos comovidos por legados de mártires como Pedro Luis Boitel, Oswaldo Payá, Harold Cepero, Laura Pollan, Orlando Zapata Tamayo e tantos outros cujas vidas foram levadas em sua busca pela preservação desses princípios em Cuba.

Continuamos motivados pela coragem dos dissidentes atuais em Cuba que arriscam suas vidas e lutam sob circunstâncias hostis ao reivindicar o respeito à dignidade pessoal e aos direitos humanos em Cuba.

Liderança

A organização foi fundada por Rosa Maria Payá e é governada por um Conselho de Diretores e Oficiais para fins educacionais e de caridade.

Inspirada pelo legado de seu pai, Rosa Maria Payá desenvolveu a missão do FDP para enfrentar os desafios sócio-políticos atuais em Cuba e na região Pan-Americana. A este respeito, também promovemos a importância da justiça de transição para garantir uma Democracia bem sucedida a longo prazo.

Além de educar e promover os direitos humanos globalmente e abordar preocupações relacionadas nas Américas, o grande projeto atual do FDP é promover a campanha Cuba Decide para realizar um plebiscito vinculativo em Cuba. Este plebiscito vinculante permitiria aos cidadãos cubanos votar a favor ou contra a adoção de um sistema democrático.